As articulações políticas para 2026 já estão a todo vapor no Sertão da Paraíba

Zé Aldemir, Fábio Tyrone e Leonardo Gadelha

Nem esfriou ainda o sangue da corrida eleitoral municipal, e as lideranças políticas do sertão já estão se movimentando nos bastidores, visando a Câmara dos deputados federais. As cidades de Cajazeiras e Sousa entram novamente nessa briga.

Aqui em Cajazeiras, o ex-prefeito Zé Aldemir (PP) já anunciou que vai disputar uma vaga para federal; segundo ele, o seu sonho é finalizar sua carreira política como deputado federal. Zé Aldemir também disse que tudo vai depender da conjuntura que irá se formar no Estado, caso João Azevedo saia para disputar uma vaga no Senado e Lucas Ribeiro assuma o governo da Paraíba, a situação ficará mais favorável para sua pré-campanha a federal.

Zé Aldemir atualmente conta com o apoio de 10 vereadores na Câmara Municipal de Cajazeiras e vários suplentes, além disso vem fazendo visitas em alguns munícios vizinhos, já articulando alguns apoios.

Já na cidade de Sousa, o ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB) confirmou que irá para a disputa em 2026, e nada irá impedi-lo. Tyrone já está a todo vapor nos bastidores fechando alianças políticas com vereadores e suplentes em muitos municípios do sertão, inclusive no reduto de Zé Aldemir, em Cajazeiras. A maioria dos vereadores da câmara de Sousa apoiam Tyrone.

Os vereadores do PSB de Cajazeiras, que fazem oposição a Zé Aldemir, cito Alyson Voz e Violão e Lamarque Barros e o ex-vereador Marcos Barros e alguns suplentes anunciaram oficialmente apoio a pré-candidatura de Fábio Tyrone (PSB), com direito a foto e os quatro dedinhos.

Detalhe, esses vereadores são do grupo do deputado estadual Chico Mendes (PSB), que fez dobradinha com o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos). Perguntar não ofende, e chico Mendes vai continuar apoiando Wilson ou vai apoiar Tyrone? Porque seus vereadores aliados já deram um novo tom ao pleito de 2026.

Se Zé Aldemir oficializar mesmo sua pré-candidatura, o atual deputado federal Agnaldo Ribeiro irá perder um forte aliado no sertão, pelo menos nas eleições de 2026.

Com articulações tímidas, ainda temos o ex-deputado Leonardo Gadelha (PODEMOS), que admitiu que concorrerá novamente ao cargo na Câmara Federal.

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos, só sei que até baterem o martelo, vai ter muita conversa de pé de ouvido.

 

Por Caliel Conrado

Compartilhe:

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress